DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Informative • 28.10.2019
Edition 48 • Year 2019

A Receita Federal do Brasil publicou o Ato Declaratório Interpretativo nº 4 para autorizar que, tanto os livros obrigatórios de escrituração comercial e fiscal, quanto os comprovantes de lançamentos neles efetuados sejam armazenados em meio eletrônico, óptico ou equivalente.

A Lei que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/19) já contemplava tal possibilidade em seu artigo 10.

A partir de agora o documento digital e sua reprodução terão o mesmo valor probatório do documento original para fins de prova perante a autoridade administrativa em procedimentos de fiscalização, podendo, os documentos originais, serem destruídos depois de digitalizados, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação é sujeita a legislação específica.

Os documentos armazenados em meio eletrônico, óptico ou equivalente poderão ser eliminados depois de transcorrido o prazo de prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que eles se referem.

Por cautela, registramos que é necessário avaliar a necessidade da manutenção de documentos e/ou arquivos digitalizados para outras finalidades (além da fiscalização tributária). Citamos como exemplo, documentos para defesas administrativas e/ou ações judiciais em que o contribuinte busca reaver valores.

 
Colaborou com esta edição Alfredo D. Petry
Assessoria
alfredo@lauffer.com.br
+55(51)3594-2011

Mais conteúdos

Sign up to receive our legal updates!

Contato

Interested or have any questions?
Get in touch!

Please contact us and we will be happy to assist you.